sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Governadora Roseana entrega UPA de Coroatá em grande festa popular





Uma grande festa popular marcou a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Coroatá, nesta sexta-feira (16), pela governadora Roseana Sarney, acompanhada do vice-governador Washington Luiz e do secretário de Saúde, Ricardo Murad. A iniciativa integra as ações do Programa Saúde é Vida. "Essa unidade fica localizada estrategicamente no centro do estado e vai melhorar o sistema de saúde não apenas de Coroatá, mas de toda a região, oferecendo atendimento de qualidade", garantiu a governadora Roseana Sarney.

Ao lado do prefeito de Coroatá, Luís da Amovelar, a governadora afirmou que vai continuar a parceria com o município para realizar obras em benefício da população. "São escolas, estradas, um Centro Tecnológico para capacitação dos nossos jovens, além da reforma do Hospital Regional, que em breve será entregue e que reforça ainda mais o atendimento na área da saúde", destacou Roseana.

O prefeito Luís da Amovelar agradeceu a parceria e o apoio do Estado nas ações realizadas em Coroatá. "A governadora tem feito um excelente trabalho em todo o Maranhão e a UPA é um importante reforço para o atendimento à saúde de nossa população", destacou.

A unidade vai funcionar com Serviço de Pronto Atendimento 24 horas, internações clínica, médica e pediátrica, atendimento básico e serviços de apoio e diagnóstico (laboratório e raio-X). Ocupando uma área de 1.300 m², dispõe de salas de raio-X, salas de cirurgia, centro de atendimento de emergência, entre outras.

Segundo a diretora Administrativa da UPA, Inácia de Jesus Rodrigues, a unidade possui equipamentos modernos e pessoal qualificado para o atendimento. "A estrutura vai atuar de maneira a proporcionar um atendimento de alta qualidade. Somente os casos mais críticos serão encaminhados para o município de Presidente Dutra ou São Luís", revelou.

Conjunto de obras

O secretário de Saúde, Ricardo Murad, explicou que a UPA integra um conjunto de obras estaduais na área da saúde visando a implantação da macrorregião de Coroatá. "A cidade será a próxima macrorregião e o sistema será concluído com a implantação das unidades e hospitais com atendimentos especializados", anunciou.

Construída com recursos dos governos federal e estadual, a UPA integra a rede pré-hospitalar fixa e funcionará em regime de plantão 24 horas, com atendimento em pediatria e clínica geral. Serão oferecidos também exames laboratoriais e eletrocardiograma.

As UPAS são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares, com acolhimento e classificação de risco, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

O evento em Coroatá contou com a presença de secretários de Estado chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; e do Gabinete Militar, tenente coronel José Ribamar Vieira. Presentes, também, os prefeitos de Codó, Zito Rolim; de Nova Iorque do Maranhão, Gustavo Ribeiro Guimarães; de Peritoró, Agamenon Lima; de Timbiras, Raimundo Nonato da Silva; de São Mateus, Francisco Rovério; e de Aldeias Altas, José Reis. Participaram, ainda, os deputados estaduais, Raimundo Louro, Magno Bacelar e Carlos Filho, além de vereadores, lideranças políticas, comunitárias, religiosas e da população.

Aprovação popular

A instalação da Unidade de Pronto Atendimento em Coroatá foi aprovada pela população, que lotou o pátio da unidade para apoiar a iniciativa. Segundo o lavrador Antonio José de Sousa, a UPA representa um sonho realizado. "Acreditamos que agora vamos ter uma melhora no atendimento", declarou.

O aposentado Antonio Sales disse que hoje a unidade vai agilizar o atendimento com qualidade. "A UPA será de grande importância para as pessoas que não podem pagar um plano de saúde, mas que vão ter na rede pública um atendimento de qualidade", aprovou.
FONTE: O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário