sábado, 13 de agosto de 2016

Cultura maranhense nas Olimpíadas

Enquanto os olhos do mundo se voltam para o Brasil com as Olimpíadas Rio 2016, as riquezas culturais dos estados brilham para os turistas brasileiros e estrangeiros, além da imprensa internacional. Nesse contexto, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), vai levar ao público dos jogos olímpicos e paralímpicos a diversidade dos folguedos maranhenses.
Os visitantes do espaço da Casa Brasil, localizado no Píer Mauá (Centro do Rio de Janeiro) vão conhecer, neste sábado (13), um recorte da tradição maranhense em um lounge decorado com itens da cultura popular, onde estarão técnicos da Sectur atendendo ao público e explicando os itens apresentados no espaço.
Para ampliar a experiência, haverá apresentação de cacuriá, bumba-meu-boi, bloco tradicional e tambor de crioula, das 10h às 11h e das 13h às 14h, além de degustação (servida por artista caracterizada de coreira) com o tradicional Guaraná Jesus e uma exposição do artesanato criado pelos profissionais do Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama).
Projetada para ser a mostra do país durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Casa Brasil reúne, num só lugar, cultura, turismo, esporte e negócios. “Esse evento é uma excelente vitrine para nossa cultura, com ampla possibilidade de atrair turistas e incrementar o setor no Estado, neste momento em que o mundo inteiro tem as atenções voltadas para o nosso país”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino.

A Casa Brasil

Localizada no Píer Mauá, no centro do Rio de Janeiro, a Casa Brasil oferece ao público um espaço interativo com programação diária diversificada, no período dos jogos olímpicos e paralímpicos. A estrutura conta com auditórios, lounge, varanda, palco e sala de imprensa. Há ainda espaço para degustações e experiências gastronômicas, que revelam o paladar brasileiro.
Com entrada gratuita, a Casa Brasil contará com uma programação ao longo de 45 dias de atividades entre shows e eventos culturais, programas de saúde e bem-estar, conferências internacionais, encontros de negócios, seminários, além das atrações permanentes.
A Casa Brasil já foi ponto de referência do país em grandes eventos mundiais, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos em outros países. Nos Jogos Rio 2016, a Casa traz um conceito inovador, rico em experiências sensoriais e tecnologias audiovisuais de ponta. O projeto arquitetônico também é envolvente e sua concepção leva o visitante a uma viagem pelas diferentes regiões do país.
Na Casa, o Brasil está representado pela diversidade artística e cultural, destinos turísticos, excelência esportiva, legado olímpico, oportunidades de negócios e investimentos, além de algumas das principais políticas públicas de igualdade, inclusão, sustentabilidade e meio ambiente.
FONTE: O Imparcial

0 comentários:

Postar um comentário