segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Prefeitura de Pedreiras suspende festival de Marchinhas

Para decepção de artistas e produtores culturais da área da música, o tradicional Festival de Marchinhas Carnavalescas  hostoricamente realizado e esperado todo ano na cidade de Pedreiras(MA) foi suspenso e os motivos explicados em nota expedida pela prefeitura daquele municipio não agradou ao público.Essa tomada de decisão chegou causando conflitos no meio artistico de Pedreiras e região.O Festival que já é reconhecido a nível nacional, é um espaço de forlalecimento da cultura local e revelação de novos talentos.
Pegos de surpresa pelo cancelamento do evento, mesmo que ruidos sobre o assunto já circulacem nas redes sociais, artistas e produtores culturais usam as redes socias para tentarem entender o que está acontecendo pois todos apoiam e participam das atividades do festival. Alguns cantores alegam que a participação dos mesmos implica em investimento  em arranjos, músicos e gravações para apresentarem um bom  material  no momento da inscrição.
A cantora e compositora Elisa Lago,candidata ao certame, ao tomar conhecimento da Nota de Esclarecimento,  em redes sociais fez um questionamento acerca da alocação de recursos orçamentários ao  senhor Allan Roberto , vez que tomou conhecimento de que projeto cultural apresentado à SECTUR para o carnaval, e dentre as ações, está incluído o Festival, tradição há 13 (treze) anos. Allan Roberto também em redes sociais declarou que "Não há recurso específico ainda para esse Festival da parte do governo do Estado ou de emendas parlamentares. Todo o recurso licitado, orçado e cotado é dos cofres municipais. Há somente ainda um Projeto protocolado junto à SecTur, no qual as Marchinhas é apenas um dos itens de todo um grande conjunto da festa momesca. (...) E a Nota Oficial é bem clara em explicar que cortes de despesas existiram em todas as áreas do governo para sanear as finanças do município e priorizar o salário em dia do funcionalismo; a saber: 10 veículos que serviam à Infraestrutura foram desalugados, corte de despesas com diárias, lanches, cafezinho, hospedagens etc.Governar não é fácil. Julgar à distância de uma realidade administrativa que não se conhece, não é prudente."."Esse governo já deu demonstrações mais do que inequívocas de valorização da arte e da cultura. E assim seguirá!" conclui Allan Roberto.
Francinete Braga Presidente da FUP
Festival suspenso para sermos eufemistas, como comentaram artistas Pedrirenses se já haviam indícios de dificuldades financeiras nos cofres públicos, desde o ano passado, o mais salutar, e prudente, seria a não publicação do edital, evitando falsa expectativa e a exposição desnecessária da imagem da Presidente da FUP Francinete Braga, produtora cultural das mais respeitadas do Maranhão, que tem se esmerado em ações para resgate e consolidação das manifestações populares.A Presidente da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo Francinete Braga não foi localizada por nosso blog para falar sobre o assunto.Veja AQUI a nota da Prefeitura de Pedreiras.

0 comentários:

Postar um comentário