sexta-feira, 13 de abril de 2018

ASSIS VIOLA: o semeador de poesia na música maranhense



Um dos artistas mais populares da região do Mearim podemos dizer que é Francisco de Assis da Silva , Assis Viola para o público, nasceu em Vitorino Freire(MA) em 1958, com 4 anos de idade foi para São Paulo com seus pais; um ano depois volta para o Maranhão.. Órfão de pai aos 7 anos, estudava e trabalhava para ajudar no sustento da família.
A vida não o permitiu infância, mas recebeu a graça de possuir dons da arte que suas mãos produziram; da foice na roça às letras esculpidas em cascas de cajá. Usava a matéria prima e deixava a essência de sua vida em cada brinquedo vendido.
Sua afinidade pelas letras chegou no “Sonho e Realidade”, seu primeiro poema aos 9 anos.
Aos 19 anos vai para Brasília no objetivo de encontrar caminho no sucesso da música, é 1977, sempre acompanhado de sua viola, já era cantor, ritmista, professor de música e compositor.
Assis Viola, empurrado pela sociedade capitalista, trabalhou como lapidário em Brasília. E , na concepção de que as riquezas naturais lhes desse a chance de levar ao mundo, vai ao garimpo de pedra semipreciosas e garimpo de ouro no Pará, onde encontra doença num acidade de pedras.
Em 1988, quando volta definitivamente para o Maranhão, Assis  Viola participa de festival de música  em Bacabal. Junto com outros artistas e amigos no qual classificou-se em 1º lugar como melhor intérprete. Em 1992 teve a primeira gravação em coletânea. E em 1993 gravou “Nossa Voz II,’ logo após participa de nova coletânea intitulada “Nós”.
Durante sua vida de garimpeiro, “Bamburrou” as mais preciosas pedras: os primeiros lugares nos festivais de músicas em lugares diversos por onde andou.
                                                      SEMENTES DE UM POETA CANTOR
O andarilho por onde andou semeou as sementes de sua música, mas quais as qualidades de sua música? O que trazem como sentimento e carga semântica? Assis Viola sempre mostrou a fugacidade e a precariedade das coisas e dos seres. O descritivismo resulta do aproveitamento literário da natureza. Não se trata de um descritivismo exterior; na realidade o mundo exterior é apenas o motivo que desperta as emoções, sentimentos e reflexões na obra musical de Assis Viola.

Na música de Assis Viola há características Parnasianas-Simbolistas no poema em que ele faz contradições que se revelam entre o definitivo e o passageiro, o prazer e a dor, mas o amor está na condição de sentimento maior. E a ausência do amor, é a negação da própria vida.
O compositor também passeia pelo Realismo-naturalismo e em sua terceira fase mergulha e revela seus lado pós-moderno numa fase romântica onde é a liberdade de falar do amor.

0 comentários:

Postar um comentário